BRINQUEDOTECA: UM ESPAÇO ESTRUTURADO PARA BRINCAR
Angela Cristina Munhoz Maluf
A
Brinquedoteca é um espaço que visa estimular crianças e jovens a brincarem
livremente, pondo em prática sua própria criatividade e aprendendo a valorizar
as atividades lúdicas.
De acordo com
RODARI (1982), por meio das Brinquedotecas avaliamos nas crianças o seu
desenvolvimento, através do acompanhamento, da observação diária, no que se
refere a socialização, a iniciativa, a linguagem, ao desenvolvimento motriz e
buscamos através das atividades lúdicas o desenvolvimento das suas
potencialidades.
SANTA MARLI
PIRES DOS SANTOS (1997), relata que uma Brinquedoteca não significa apenas uma
sala com brinquedos, mais em primeiro lugar, uma mudança de postura frente à
educação. É mudar nossos padrões de conduta em relação a criança; É abandonar
métodos e técnicas tradicionais; é buscar o novo, não pelo modernismo, mas pela
convicção do que este novo representa; é acreditar no lúdico como estratégia do
desenvolvimento infantil.
A Brinquedoteca
tem como proposta o brinquedo, o objeto, sua necessidade é de ampliar e
preservar as possibilidades de vivência do lúdico.
É um espaço alegre, colorido,
diferente, onde crianças e jovens soltam a sua imaginação, sem medo de serem
punidas e cobradas.
A
Brinquedoteca pode ter várias funções: pedagógica, social e comunitária.
Oferecer possibilidade de bons
brinquedos e ao mesmo tempo, brinquedos de qualidade é a função pedagógica..
Possibilitar
que as crianças e jovens de famílias economicamente menos favorecidas possam
fazer uso de brinquedos, é a função social..
Favorecer
crianças e jovens que jogam em grupos, a aprenderem a respeitar as pessoas, a
colaborarem com elas, a receberem ajuda, a tentar compreendê-las, é a função
comunitária.
Uma Brinquedoteca
pode ter diferentes finalidades no âmbito lúdico, como por exemplo:
Brinquedotecas especializadas em atendimento a crianças da primeira infância,
outras somente para empréstimos de brinquedos.
Podemos dizer
que é uma oficina de criação lúdica, onde crianças e jovens experimentam,
conhecem, exploram e manipulam diversos brinquedos, construindo assim seu
próprio conhecimento, desenvolvendo autonomia, criatividade e liberando suas
fantasias.
O mundo de
brinquedos é a primeira idéia que surge para quem entra na Brinquedoteca.
Nas
Brinquedotecas existem brinquedos variados, novos, usados, brinquedos de
madeira, plástico, metal, pano, aquele da propaganda, um que nossos pais
brincavam, ou aquele tão desejado. Brinquedos que vão realizar sonhos, desmistificar
fantasias ou simplesmente estimular a criança a brincar livremente. Quando uma
criança entra na Brinquedoteca, deve ser tocada pela expressividade da
decoração, pela alegria e a magia do espaço.
Sendo um
ambiente para estimular a criatividade, deve ser preparado de forma criativa,
com espaços que incentivem a brincadeira de “faz de conta”, a construção de
brinquedos e a socialização.
O que não
podemos esquecer é que qualquer que seja o tipo de Brinquedoteca, o acervo de
brinquedos, as brincadeiras, vão proporcionar a criança e ao jovem, momentos
criativos, alegres, com muito prazer e aprendizado.
REFERÊNCIAS
BROUGÉRE, Gilles.– Brinquedo e
cultura, São Paulo- SP; Cortez. 1995
RODARI, Granni., Gramática da
Fantasia. São Paulo -SP; Sumus, 1982
SANTOS, Santa Marli Pires dos.
Brinquedoteca- O lúdico em diferentes contextos, Petrópolis-RJ; Vozes, 1997.
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