Quem somos


Pedagogia Hospitalar: profissionalização do pedagogo em espaço não escolar

O presente projeto de extensão trata-se de uma proposta vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino-Aprendizagem (GEPPE) do Departamento de Educação do Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia tem como objetivo possibilitar aos graduandos do curso de pedagogia o acesso a uma formação profissional diferenciada, através de um curso de formação em Pedagogia Hospitalar que permita sua atuação no ambiente hospitalar utilizando reflexões teórico-práticas sobre a pedagogia hospitalar contribuindo assim, para o desenvolvimento intelectual, cultural, emocional e a recuperação de crianças em processo de internação, favorecendo também a parceria Universidade-Hospital, unindo forças para beneficiar a comunidade e a educação. O projeto citado também tem em vista a criação de equipes que possam atuar no atendimento nas unidades de saúde hospitalar, desenvolvendo atividades lúdico-pedagógicas, visando á integração entre tratamento hospitalar e o desenvolvimento cognitivo e intelectual da criança e do adolescente em processo de internação. Desta forma o departamento de Educação-DE, pode trabalhar em conjunto com colaborações, teóricas, experienciais e reflexivas.
  A iniciativa deste projeto se deu pelo fato da proponente Iandra Fernandes Pereira Caldas ter formação em nível superior em Pedagogia/CAMEAM/UERN e Licenciatura e Bacharelado em Enfermagem/CAMEAM/UERN, que possibilita a discussão e visão ampliada sobre as duas áreas abordadas, além da necessidade de ampliar a discussão sobre a atuação do Pedagogo em espaços não escolares dentro dos cursos de graduação em Pedagogia\UERN.
Ações já realizadas no projeto:

  • Pesquisa e estudo de referencial teórico.
  • 1º Curso de Desenvolvimento profissional em Pedagogia hospitalar.
  • 1º Seminário de Avaliação do Projeto Pedagogia hospitalar.
  • 2º Curso de Desenvolvimento profissional em Pedagogia hospitalar.

O Projeto encontra-se em fase de andamento, sempre aprimorando os conhecimentos de seus membros e buscando formação e apresentar trabalhos científicos para que essa temática possa ser cada vez mais discutida.


Equipe:


 

 

Prof. Mnda. Iandra Fernandes Pereira Caldas (Coordenadora)

Currículo UERN







Ms. Sheyla Maria Fontenele Macedo (Vice-coordenadora)

Currículo UERN








Francicleide Cesário de Oliveira Fontes

Currículo UERN







 
Allan Solano Souza

Currículo UERN







Miria Helen Ferreira de Souza

 Currículo UERN

 

 

 

 

 

Priscila Alves de Freitas 

Aluna Bolsista

 

 

 

 

 

  Helena Perpétua de Aguiar Ferreira

 Currículo UERN

 

Nenhum comentário :

Postar um comentário